A votação para a escolha do nome da mascote oficial da Páscoa em Blumenau está mobilizando o público, e uma das opções já se destaca como favorita. Até o momento, a parcial aponta o primeiro colocado com 38,44% dos votos, o segundo com 35,94%, e o terceiro com 25,62%.
A votação segue aberta até o dia 26 de abril, e o resultado oficial será revelado no último dia do evento, 27 de abril. A iniciativa busca envolver a comunidade na construção da identidade da mascote, fortalecendo o vínculo afetivo do público com a celebração da páscoa na cidade.
A participação é gratuita e pode ser feita de forma presencial por meio de totens interativos que estão no Parque Vila Germânica. Os três nomes que concorrem são Cacau, Hanna e Ninna.
Como a mascote foi criada?
O processo começou com a agência licitada da Prefeitura de Blumenau, a Tátticas Comunicação, que sugeriu o uso da inteligência artificial para animar a Páscoa em Blumenau. No total, foram investidas mais de 110 horas de trabalho, desde a ilustração inicial até a versão final da mascote.
A primeira ilustração foi feita à mão. Essa etapa, que envolveu a definição estratégica e criativa da personagem, levou cerca de uma semana. Em seguida, a equipe iniciou a construção da versão digital com IA, um processo que também durou aproximadamente sete dias.
Para encontrar a imagem ideal, foram feitas aproximadamente 60 tentativas. Após a aprovação, começaram os testes para dar movimento à mascote, o que levou cerca de quatro dias. A edição final dos movimentos e do áudio do VT durou mais três dias. Já na fase de dublagem, foram realizadas cerca de 80 tentativas para alinhar a movimentação com a voz.
A Páscoa em Blumenau é um evento promovido pela Prefeitura de Blumenau, Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica e conta com o patrocínio da Fruki. Para mais informações, acesse o Instagram oficial do evento.