EnglishGermanPortugueseSpanish
EnglishGermanPortugueseSpanish

Museu de Arte de Blumenau recebe acervo do Banco Itaú

O Museu de Artes de Blumenau foi o segundo melhor avaliado dentre mais de 3 mil museus de artes em todo o Brasil, analisados pelo Itaú Cultural. Algumas obras doadas pela instituição já estão expostas, juntamente com a 3ª temporada de exposições. Em 8 de junho, em viagem a São Paulo, o secretário de Cultura e Relações Institucionais, Rodrigo Ramos, reuniu-se com Simona Misan, responsável pela gestão e liberação das obras do acervo do banco. Nesse encontro, Simona mencionou que entre os 20 museus selecionados, o MAB ficou classificado em segundo lugar.
As ações de aberturas de temporadas de exposições, com expressivo número de artistas do Brasil e do Exterior, selecionados por editais, a possibilidade de conversa com os artistas expositores, o período de visitação com agendamento de grupos, algumas vezes contando com a presença de artista e curador, a formação com professores e alunos, os catálogos virtuais e vídeos que dão acessibilidade de conhecimento das exposições em cartaz, com ampla divulgação nas redes sociais, a presença de um Conselho Curador no seu Conselho Consultivo e a Cadeira destinada ao MAB no Conselho Municipal de Política Cultura, chamaram a atenção da equipe de avaliação, despertando inclusive o interesse da representante da instituição em vir à Blumenau para conhecer o MAB e outros espaços museais.
Das 44 obras recebidas em doação, uma é escultura, 34 são gravuras, sete pinturas e dois desenhos. A maioria das obras são gravuras nas técnicas serigrafia, gravura em metal e litografia, produzidas por importantes artistas tais como Alfredo Volpi, Amilcar de Castro, Mario Zanni, Massuo Nakakubo, Maria Bonomi e Renina Katz, entre outros.

Outras novidades relacionadas!