EnglishGermanPortugueseSpanish
EnglishGermanPortugueseSpanish

Blumenau promove ações para comemorar os 200 anos de Fritz Müller

Nascido em 1822, Johann Müller, no Brasil conhecido como Fritz Müller, era natural de Windischholzhausen, na Alemanha. Cientista estudioso do meio ambiente, foi reconhecido mundialmente pela publicação Für Darwin, para Charles Darwin no ano 1864, cinco anos após Darwin publicar a obra “A Origem das Espécies”.

Müller, considerado um revolucionário em política, religião e filosofia, também foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e dar provas claras e convincentes da mesma. Em 1852, embarcou com a família para o Brasil, escolhendo a colônia de Blumenau para consolidar sua história. Nomeado como “O Príncipe dos Observadores” por Darwin, Fritz Müller deixou uma grande obra naturalística que contribuiu para fundamentar e enriquecer a teoria da evolução das espécies por seleção natural de Darwin. Com isso, projetou o Brasil no cenário da culta ciência européia. O cientista faleceu dia 21 de maio de 1897, aos 75 anos, na residência de sua filha Johanna, em Blumenau.

Em 2022, comemoram-se os 200 anos do nascimento de Fritz Müller e como Blumenau foi a cidade escolhida pelo cientista para escrever sua grande história de vida escolhida pelo cientista para escrever sua grande história de vida, esta data não poderia passar em branco por aqui. Por isso, em homenagem a esse estudioso que foi tão importante para a história do nosso município, algumas ações estão sendo desenvolvidas na cidade.

Exposição em alusão aos 200 anos de Fritz Müller

 A Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais (SMC) prorrogou o período de exibição da exposição dedicada aos 200 anos do naturalista alemão Fritz Müller. Agora, a mostra “Fritz Müller: o sábio mais modesto”, que fez parte da primeira temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau (MAB) – até o dia 21 de abril, integra também a segunda mostra do MAB, que inicia no dia 5 de maio e vai até 22 de junho.

O intuito da exposição é mostrar o legado que Fritz Müller deixou. Além disso, levar ao conhecimento da população o resgate histórico da sua trajetória enquanto pesquisador e naturalista, que viveu em terras blumenauenses e evoluiu suas teorias estando tão próximo a nós. A mostra é aberta ao público no Museu de Arte de Blumenau, MAB, localizado na Rua 15 de Novembro, nº 161, na salão Elke Hering, até o dia 22 de junho. A visitação fica disponível de terça a sábado, das 10h às 16h, com agendamento prévio pelo telefone (47) 3381-6176.

Aqui você confere mais informações sobre a 2ª Temporada de Exposições do MAB Blumenau.

Estudantes de Jornalismo produzem série no YouTube sobre Fritz Müller

O vídeo “200 anos: Crustáceos e Darwin”, o segundo da série que celebra o bicentenário de Fritz Müller, já pode ser acessado na rede social. No total, nove vídeos foram produzidos pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Os episódios serão publicados semanalmente nos portais de notícias do curso, pelo Instagram e Youtube.

Os estudantes da disciplina de Jornalismo Científico desenvolveram vídeos sobre as principais pesquisas do naturalista. O segundo trabalho da série, lançado recentemente, traz um panorama sobre o fato de Fritz Müller ter sido o primeiro cientista a testar em campo a Teoria da Evolução de Charles Darwin. Quando teve contato com a obra “A Origem das Espécies”, ficou encantado com o tema e resolveu verificar a Teoria da Evolução por meio das observações de animais marinhos no litoral catarinense. Ao observar crustáceos, o naturalista alemão entendeu que os organismos mais bem adaptados e preparados para o ambiente são os que possuem uma maior chance de sobrevivência, o que constitui um claro exemplo do mecanismo de seleção natural apontado por Darwin.

O vídeo, com imagens da Secretaria Municipal de Cultura e Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, conta com a narração da estudante de jornalismo, Isabella Cremer, e produção de Thiago Gomes, Heloisa Ristow, Maria Luiz Kuster e Sávio James.  Acesse os links do segundo vídeo publicado: https://youtu.be/xZXeeMYLz2k e https://www.instagram.com/nossotal

Revitalização do Museu Fritz Müller

A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separc), promoveu durante solenidade festiva ao Bicentenário de Fritz Müller, na manhã do dia 31 de março de 2022, a divulgação do chamamento público para a revitalização do Museu Fritz Müller. O edital convida organizações sociais interessadas em apresentar propostas para a gestão museológica da área localizada na Rua Itajaí, 2195, no bairro Vorstadt.
  
A proposta visa promover o Museu de Ecologia Fritz Müller como um centro de referência para a memória da história natural, bem como à memória do naturalista alemão radicado em Blumenau, além de preservar e proteger o patrimônio material e imaterial a ele vinculado. 

Outras novidades relacionadas!