EnglishGermanPortugueseSpanish
EnglishGermanPortugueseSpanish

Blumenau participa de estudo inédito sobre demandas do Turismo em SC

Pesquisa contempla as 13 regiões turísticas do Estado e tem como intuito entender as necessidades do setor em 2022.

Está em andamento o ‘Estudo da Demanda Turística do Estado De Santa Catarina’, o maior levantamento já realizado pelo setor até hoje. Trata-se de uma pesquisa inédita com o intuito de identificar e fornecer um panorama sobre o atual perfil dos visitantes que circulam por todas as regiões do Estado, incluindo Blumenau e a região do Vale do Itajaí, um dos destinos mais procurados do Estado.

O estudo está sendo comandado por um grupo multidisciplinar, formado por profissionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e do Instituto Federal Catarinense (IFC). O início escolhido foi justamente durante a atual temporada de verão, que marca o grande retorno das atividades do setor depois de quase dois anos de prejuízos causados pela pandemia de Covid-19.

As 13 regiões turísticas de Santa Catarina serão abordadas pelo levantamento, que será feito por meio de tecnologias inovadoras de coletas de dados, os beacons virtuais – placas com o QR Code que direcionam o turista à pesquisa, que estão sendo espalhados em diversos pontos turísticos e estratégicos do estado a fim de possibilitar a captação do questionário on-line, e assim compreender o fluxo da demanda. 

Como funcionará em Blumenau

A Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau (Sectur) mobilizou-se para que o estudo possa ser implantado e desenvolvido com maior facilidade na cidade e conta com a participação e colaboração do trade turístico na divulgação e orientação sobre a pesquisa. 

“Além de instalar os beacons, a Sectur ficará encarregada de entregar os QR Codes em cada estabelecimento. Sabemos que o êxito do estudo na nossa região virá de um esforço coletivo entre a Secretaria de Turismo e o trade local, para que haja divulgação e os turistas sejam estimulados a participarem da pesquisa”, afirma Vania Gayo, turismóloga da Secretaria de Turismo e Lazer de Blumenau. 

É importante frisar que, mesmo sem visitar esses locais, você pode contribuir com o levantamento pela internet também. Para participar desta primeira etapa do estudo é simples, rápido e fácil, basta acessar o link e responder o questionário. 

“Blumenau não medirá esforços para contribuir com o estudo. Sabemos que é de suma importância compreender o nosso visitante, saber o que eles procuram e o que eles querem encontrar na nossa região. Além disso, teremos um perfil do turista que visita Santa Catarina, isso é algo inédito, mesmo sendo um dos grandes destinos turísticos do Brasil”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel.   
Serão disponibilizados beacons nos seguintes pontos da cidade: Museu Hering, CAT Sesi, Parque Vila Germânica e Igreja Matriz – Catedral São Paulo Apóstolo. Também serão acrescidos adesivos com QR Code que direcionam o visitante à pesquisa nos seguintes locais: Restaurante Alemão Batata, Restaurante Biervila, Restaurante Vila Germânica, Hotel Himelblau, Hotel Slaviero, Hotel Glória, Hotel Plaza, Hotel Ibis, Hotel Ibis Budget, Hotel Vila do Vale, Quality Hotel, Hotel Steinhausen Colonial, Restaurante Rosa Mexicana, Restaurante Mortadela, Restaurante Figueira, Restaurante Tapyoka, Senac Bistrô Garden, My Beer e Mausoléu Dr. Blumenau.

Eduardo Luciani – Assistente de Comunicação
Adriano Lins – Assessor de Comunicação

Outras novidades relacionadas!