EnglishGermanPortugueseSpanish
EnglishGermanPortugueseSpanish

Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia – Parque das Nascentes

O Parque Natural Municipal Nascentes do Garcia (Parque das Nascentes) foi criado em 1998, está inserido no Parque Nacional da Serra do Itajaí, criado em 2004. É uma importante área de preservação da biodiversidade, sendo um dos últimos grandes remanescentes de Floresta Atlântica no Sul do Brasil, com uma área aproximada de 5,3 mil hectares, sendo considerado o maior Parque Municipal do Brasil.

  O Parque das Nascentes é gerenciado pelo Instituto Parque das Nascentes – IPAN, através de um Termo de Cooperação entre o IPAN, Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMMAS e Fundação Regional de Blumenau – FURB.

São 4 trilhas autoguiadas abertas à visitação com diferentes níveis de dificuldade:

Trilha da Garganta: extensão aproximada de 400 m (ida e volta), leva em média 40min para percorrer a trilha toda, no final da trilha, entre duas cachoeiras, existe uma belíssima piscina natural com aproximadamente 30m de comprimento, profundidade variando entre 2 a 7 metros. Permitido início do trajeto até às 16h e no horário de verão até às 17h. Fechada temporariamente por conta de queda de barreira (conforme Laudo da Defesa Civil). Grau de dificuldade alta.

Trilha das Lagoas: extensão aproximada de 600 m (circuito), leva em média 40min para percorrer a trilha toda, o percurso passa por três lagoas e árvores centenárias, sendo uma trilha contemplativa. Nesta trilha existe um ponto de banho com entrada na primeira lagoa. Permitido início do trajeto até as 16h e no horário de verão até às 17h. Grau de dificuldade baixa.

Trilha da Chuva: extensão aproximada de 3 Km (circuito), leva em média de 2h30min para percorrer a trilha toda, com início ao lado da Casa Sede (Administrativa) e término ao lado do Casarão. Durante o percurso há seis travessias pelo Ribeirão Garcia Pequeno, com excelentes pontos para banho. No segundo passe, você encontrará uma bela cascata ao lado esquerdo do ribeirão. Permitido início do trajeto até as 14h e no horário de verão até às 15h. Grau de dificuldade alta.

Trilha do Morro do Sapo: extensão aproximada de 11 Km (ida e volta), leva em média de 5h para percorrer a trilha toda, ao longo do percurso você encontra o Ribeirão Garrafa, possui uma cachoeira no campo visual de, aproximadamente 25 m de queda, na qual não é permitida a descida, e uma cascata com aproximadamente 5 m de queda, passando por árvores centenárias e ao fim da trilha, um mirante com aproximadamente 715 m  de altitude que proporciona uma bela vista para o Morro do Spitzkopf, Morro do Cachorro, Pico Jaraguá, Morro do Baú e para a Reserva Bugerkopf. Em dias de céu límpido é possível ver o mar.  Permitido início do trajeto até as 12h e no horário de verão até às 13h. Grau de dificuldade média.

Ao caminhar permaneça na trilha principal!

Todos os locais permitidos para banhos nas Áreas Baixas do parque estão sinalizados.

 

Mais informações sobre o local visite o site!

Mais informações do local

Rua Santa Maria, 14000, 89027-200
25Km do Parque Vila Germânica
(47) 99782-1286

Compartilhe esta atração