Museu de Hábitos e Costumes
Sobre o Museu:
Expõe artigos do universo do vestir-se, costurar, brincar, morar e viver em Blumenau desde o final do século XIX. São peças de roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos e objetos de uso doméstico. Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação de diferentes contextos históricos, culturais e sociais.
Sobre o Prédio:
A edificação foi construída no final do século XIX, no centro da colônia. Situada em posição estratégica, próximo ao porto, foi sede do grande comércio de exportação e importação de Gustav Salinger, sendo o andar superior utilizado como residência.
Na década de 1930, quando passou a sediar o Banco Nacional do Comércio, foi instalado um cofre no andar térreo. Posteriormente, abrigou também a Distribuidora de Tecidos Catarinense, sediou por alguns anos a loja Casarão dos Cristais e, em 2008, foi restaurada para abrigar as instalações do Museu de Hábitos e Costumes da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau.
A edificação foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 31 de março de 2000, pelo Decreto 1.070.