EnglishGermanPortugueseSpanish
EnglishGermanPortugueseSpanish

Museu de Hábitos e Costumes

Somente com Agendamento!

Sobre o Museu:

Expõe artigos do universo do vestir-se, costurar, brincar, morar e viver em Blumenau desde o final do século XIX. São peças de roupas masculinas e femininas, chapéus, sapatos, bolsas, acessórios diversos, brinquedos e objetos de uso doméstico. Uma verdadeira fonte para pesquisa e apreciação de diferentes contextos históricos, culturais e sociais.

Sobre o Prédio:

A edificação foi construída no final do século XIX, no centro da colônia. Situada em posição estratégica, próximo ao porto, foi sede do grande comércio de exportação e importação de Gustav Salinger, sendo o andar superior utilizado como residência.

Na década de 1930, quando passou a sediar o Banco Nacional do Comércio, foi instalado um cofre no andar térreo. Posteriormente, abrigou também a Distribuidora de Tecidos Catarinense, sediou por alguns anos a loja Casarão dos Cristais e, em 2008, foi restaurada para abrigar as instalações do Museu de Hábitos e Costumes da Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau.

A edificação foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 31 de março de 2000, pelo Decreto 1.070.

Mais informações do local

Rua XV de Novembro, 25, 89010-001
4,5Km do Parque Vila Germânica
(47) 3381-7979

Compartilhe esta atração