EnglishGermanPortugueseSpanish
EnglishGermanPortugueseSpanish

Museu da Família Colonial

O Museu:

Este espaço cultural preserva um acervo de 6.200 peças. São pertences do fundador de Blumenau, de colonizadores e de suas famílias. Móveis, vestimentas, acessórios, utensílios domésticos e maquinários históricos e bem conservados. Nos fundos do complexo do Museu está o horto florestal, onde ainda se encontra árvores plantadas pelo fundador da cidade e o Cemitério dos Gatos.

Os Prédios:

O Complexo do Museu da Família Colonial  abrange 3 construções que foram tombadas:

Casa1: Edificada em 1858, para ser residência do imigrante alemão Hermann Wendeburg, esta casa é um referencial arquitetônico e histórico da administração da Colônia Blumenau.

Após o falecimento de Hermann Wendeburg, a edificação foi adquirida pelo imigrante e advogado Paulo Schwartzer. Mais tarde, foi herdada pela filha Edith, a qual casou-se com Otto Rohkohl, engenheiro da Estrada de Ferro de Santa Catarina.

A última herdeira foi Renate Luiza Rohkohl Dietrich, que em 1964, ciente da importância deste imóvel para a história da cidade, doou a residência ao Município. 

Assim, em seu interior, a casa abriga móveis e objetos das famílias Schwartzer, Rohkohl e Dietrich, que fazem parte do Museu da Família Colonial.

Casa 2: Localizada na antiga sede colonial, foi construída em 1864, em um dos primeiros lotes demarcados na antiga Colônia Blumenau.

A edificação. sob a técnica construtiva enxaimel, foi propriedade da família Gaertner, sendo residência do comerciante e cônsul da Alemanhã em Blumenau, Victor Gaertner.

Victor Friedrich Bruno Gaertner era filho de Friedrich Gaertner e Emilie Blumenau, e sobrinho do Dr. Blumenau. Veio para Blumenau e se casou com Rosalie Julie Auguste Sametski. conhecida por Rose Gaertner com quem teve 8 filhos.

A última moradora da edificação, Edith Gaertner, filha de Victor e Rose Gaertner, doou ao município a casa, sendo de sua vontade que seu acervo de objetos da família viessem a constituir um Museu.

As 2 edificações foram tombadas pelo IPHAN e pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultural Edificado em 29 de outubro de 1996, pelo Decreto 1.294. 

Casa 3: Esta residência, construída em alvenaria de tijolos maciços, pertenceu a Reinoldo Gaertner, sobrinho-neto do fundador da Colônia, Hermann Blumenau.

O volume de apenas um pavimento e o sótão preserva as características das antigas edificações, como o telhado de acentuada inclinação coberto com telhas planas.

Destacam-se as peças trabalhadas em madeira, presentes na varanda em forma de L que envolve a residência.

A casa, que é parte integrande do Museu da Família Colonial, abriga em suas salas temáticas acervos diversos doados pela comunidade, tais como: objetos indígenas, instrumentos musicais, meios de transporte e máquinas da indústria local. 

A edificação foi tombada pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Cultura Edificado em 29 de outubro de 1996, conforme Decreto 1.294. 




Mais informações do local

Alameda Duque de Caxias, 78, 89015-010
4,5Km do Parque Vila Germânica
(47) 3381-7516

Compartilhe esta atração