Museus em Santa Catarina devem manter atividades presenciais suspensas

05/06/2020

A coordenação do Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM-SC) recomenda que sejam mantidas em trabalho remoto as atividades dos museus, e que se cumpra o que estabelece o Decreto nº 630, de 1º de junho de 2020, que determina, entre outros pontos, a suspensão das atividades até 5 de julho em “cinemas, teatros, casas noturnas, museus, parques temáticos, bem como a realização de eventos, shows e espetáculos que acarretam reunião de público.”

Considerando o momento delicado que vivemos face à pandemia da Covid-19, medidas para a preservação de vidas são fundamentais. No entanto, entendemos que, sem o comprometimento de todos, nenhum protocolo será suficientemente abrangente para abarcar todo o conjunto de situações que envolvem o desempenho das atividades em uma instituição museológica.

Portanto, apresentamos uma proposta de protocolo que foi discutida em reunião virtual, no último dia 26 de maio, entre Fundação Catarinense de Cultura (FCC), SEM-SC e instituições museológicas de todo o estado. O documento recebeu contribuições dos participantes, a partir da interação com os museus catarinenses, fundamentais para seu aperfeiçoamento.

Deste modo, incorporamos sugestões dos participantes ao documento e informamos que, após as devidas avaliações das instâncias competentes, publicaremos o protocolo que contribuirá com a futura reabertura dos museus em Santa Catarina. Até lá, solicitamos que mantenham os museus sob regime de quarentena, em cumprimento ao Decreto acima mencionado.

Agradecemos a participação de todos na reunião e o envio posterior de sugestões para o aperfeiçoamento do documento. Sua ajuda foi vital para a construção da proposta de protocolo.

Coordenação do SEM/SC