Lei de pureza alemã é atendida em 80% dos chopes da Oktoberfest

04/10/2018

Promulgada por um Duque da Baviera em 1516, a Reinheitsgebot, ou lei de pureza alemã, instituiu que a cerveja deveria ser produzida com apenas os seguintes ingredientes: água, malte, lúpulo e levedura. A lei foi criada com a intenção de controlar a qualidade das cervejas produzidas e, desde então, é seguida por praticamente todas as cervejarias espalhadas ao redor do mundo.

Na 35ª edição da Oktoberfest, 80% dos chopes ofertados na festa atendem as especificações da Reinheitsgebot. A grande variedade de opções, além de agradar todos os gostos, este ano traz uma novidade: uma carta de harmonização de comidas e bebidas. Preparada por Beer Sommeliers, o cardápio harmonizado relaciona itens de comida e bebida e lista os acompanhamentos que harmonizam com cada tipo. O cardápio harmonizado está disponível neste link.

Roberto Maçaneiro, um dos beer sommeliers criadores do cardápio harmonizado, explica que a harmonização é feita de duas formas bem simples: por semelhança (quando bebida e comida tem estilos parecidos) ou por contraste (quando o salgado de uma comida contrasta com o sabor doce de um chope, por exemplo) e que o cardápio trabalha com os dois tipos de harmonização. Ainda segundo o especialista, a intenção dos criadores foi de fugir de harmonizações com o tipo pilsen, fazendo com que o público buscasse experimentar tipos diferentes dos chopes ofertados na festa.

Uma das harmonizações indicada pelo Beer Sommelier é a combinação joelho de porco com o chope tipo IPA. Conforme explica Maçaneiro, a IPA é uma bebida com uma potência alcoólica e com um amargor maior. Já o joelho de porco é uma carne gordurosa e um pouco mais salgada e que, para poder limpar o paladar da gordura e do sal desta comida típica, a indicação é beber um tipo de chope que tenha um teor alcoólico e um amargor maior.

Novidades na festa

Lançada no Festival Brasileiro da Cerveja de 2017, a Cervejaria Antídoto participa pela primeira vez da Oktoberfest. “Para nós é uma sensação realmente indescritível. Somos de Blumenau, sempre participamos da Oktoberfest, apreciando chopes de outras cervejarias e agora ter o prazer de ter o nosso chope na festa é bem gratificante”, afirma o sócio proprietário, Fabiano Massaneiro. A cervejaria apresenta novidades na oferta de chopes. Uma delas, apontada por Massaneiro é a Berliner Weisse com xarope.

A 35ª Oktoberfest Blumenau é uma realização da Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer e Parque Vila Germânica. A cervejaria oficial desta edição da maior festa alemã das Américas é a Eisenbahn. A Transportadora Rodoviária Oficial é a Catarinense. Os patrocinadores da Oktoberfest Blumenau 2018 são Bradesco, Cielo, Elo, Unifique, Stuttgart Porsche, Heinz, Net, Claro e Koerich.

Assessor de Comunicação: Diorgnes Saldanha Lima